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Se quiser mudar o estilo das suas jantes e pintar-las com as tintas para os elementos de scooter, pode ser feito por qualquer um, com um nível razoável de dificuldade, à condição de ter experiência ou de aplicar as nossas recomendações informadas!
É possível fazer este trabalho de pintura de jante de scooter com qualquer pistola (pequena, cinzen...
> Leia maisSe quiser mudar o estilo das suas jantes e pintar-las com as tintas para os elementos de scooter, pode ser feito por qualquer um, com um nível razoável de dificuldade, à condição de ter experiência ou de aplicar as nossas recomendações informadas!
É possível fazer este trabalho de pintura de jante de scooter com qualquer pistola (pequena, cinzenta, cara, barata), ou sem nada, graças às tintas para jantes em spray.
Aqui estão as principais etapas e o plano para pintar sobre as jantes de uma scooter:
1/ remover o brilho do revestimento de origem – não lixar até o metal!
2/ em caso de risco, pode reparar com um preparo nivelador.
3/ pulverizar as tintas. Às vezes, são precisas duas camadas (fundo + tinta).
4/ envernizar. É a última etapa, que se faz sem esperar, imediatamente a seguir a etapa 3.
Para conseguir aplicar uma tinta sem ser um profissional nesta área, há alguns erros que não deve cometer e que descrevemos a seguir:
Não desengordurar os fundos após o lixamento:
Se não aplicarmos tinta sobre uma superfície perfeitamente limpa, sem sujidades, é provável que apareçam defeitos à superfície da tinta.
Ter uma cor de fundo não homogênea: se após ter lixado obtiver zonas com diferentes cores, poderá ter muita dificuldade em cobrir e esconder estas diferenças com a tinta, sobretudo se for uma tinta metalizada ou perolada.
Comprar produtos em supermercados: ao fazer isso, talvez vá poupar dinheiro, mas é certo que o resultado final será de péssima qualidade, terá pouca duração e uma péssima resistência. Para resumir, não existem tintas para jantes de scooter que sejam de boa qualidade nestas lojas grande público, e terá de refazer todo o trabalho pouco tempo depois.
Quando se fazem movimentos com a pistola ou o spray de tinta, e que tivermos mal ajustado a distância ao suporte, dois tipos de problemas podem aparecer com a pintura da jante de uma scooter:
1: casca de laranja e superfície poeirenta porque o jato é demasiado longe ou fraco.
2: escorrimentos em excesso porque o jato pulverizado é demasiado perto ou forte.
Falamos aqui não apenas da temperatura do ar, como também dos produtos e das peças! Será fácil ter uma tinta que endurece e seca bem com uma temperatura moderada, ou seja por volta dos 20°C (válido em qualquer área de tintas).
Quando se pinta num ambiente demasiado quente, podemos ver a tinta ficar pó, secar demasiado rapidamente (perda de brilho), ou até secar à superfície, impedindo os solventes de se evaporar. Abaixo dos 10°C, a evaporação fica muito menor e multiplicam-se os riscos de escorrimento!
Com o dedo, quando ainda estiver molhada? Claro que não. Vai ter de esperar que a tinta seque. E quando se considera a espessura de uma gota (1 ou 2 mm), pode facilmente multiplicar o tempo normal de secagem por 3 ou 4. Uma vez seca, vai poder lixar a zona em específico, sobre a parte de cima do pingo endurecido, até o excesso de espessura diminuir. Para fazer isso, deve usar um pequeno pedaço de papel abrasivo de tipo 320 e um mini-calço improvisado e de forma plana, para fazer um lixamento húmido, ou seja com água.
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