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O verniz é uma camada de acabamento, ou seja, o revestimento exterior de um sistema de pintura de carroceria scooter que inclui várias camadas. O verniz, para todos os tipos de tintas scooter, tem uma dupla utilização: é brilhante, atrativo, e ao mesmo tempo protetor, protegendo dos riscos, da água e do sol. Há uma camada de verniz por cima da t...
> Leia maisO verniz é uma camada de acabamento, ou seja, o revestimento exterior de um sistema de pintura de carroceria scooter que inclui várias camadas. O verniz, para todos os tipos de tintas scooter, tem uma dupla utilização: é brilhante, atrativo, e ao mesmo tempo protetor, protegendo dos riscos, da água e do sol. Há uma camada de verniz por cima da tinta perolada ou metalizada de qualquer scooter. Às vezes, a scooter é mate.
Se começar a reparar e renovar uma pintura, é imperativo envernizar por cima da tinta. Se não repintar, caso os riscos não tiverem atingido a camada de tinta, basta lixar delicadamente com água, usando um papel abrasivo e um pouco de água, e lixar suavemente de maneira circular.
Costuma recomendar-se envernizar toda a peça e não apenas uma zona, para evitar que se veja a reparação, ou seja uma « conexão » entre as zonas.
A mistura é feita com um endurecedor. Mesmo se o produto for proposto em aerossol, tem um endurecedor que proporciona o efeito de endurecimento dos acabamentos de tipo profissional. É absolutamente não recomendado trabalhar com um produto monocomponente vendido em loja.
A diluição serve para tornar a mistura menos espessa, para que fique bem lisa por cima da tinta.
Uma vez o endurecedor adicionado, a mistura não dura muito tempo, pelo que é preciso aplicar o produto após um intervalo de 5 minutos sobre as peças das carenagens devidamente lixadas, desengorduradas/desengraxadas e sem pós.
Para conseguir um belo verniz sobre uma scooter:
O gesto, a velocidade do movimento, a distância e o ângulo em relação com o suporte são os 4 segredos para obter um belo verniz sobre a pintura de uma scooter, quer pintar com uma pistola ou um aerossol:
Aplicar uma primeira camada sobre as peças da scooter. Esta camada deve ser brilhante e vai endurecer passados alguns segundos. A segunda camada é aplicada passados 7 – 10 minutos.
O envernizamento de uma scooter é mesmo a prática mais delicada e difícil, pois deve haver um justo meio entre a falta de produto (casca de laranja) ou o excesso (escorrimento).
Quando o verniz não forma uma espécie de camada molhada com um brilho de luz à superfície da carroceria, trata-se de um verniz mate. Estes vernizes são diversos e podem ter desde um brilho médio até 0% de reflexo, com uma absorção total da luz.
O efeito estético e ótico é muito interessante: dá a impressão de uma superfície suave e sedosa. Os vernizes mates para scooter são cada vez mais presentes, já que são fornecidos pelas marcas das novas scooters.
Podemos dizê-lo já: não é a melhor ideia. Para já, não é uma técnica fácil, então porque dificultar-se o trabalho fazendo uma reparação com um produto ou com polimento, quando basta envernizar toda a peça/carenagem para ter uma peça acabada, perfeita e completa?
A reparação pode ser feita de 2 maneiras: logo após o envernizamento com a pulverização « blender » sobre os contornos da zona que se acaba de envernizar, ou após secagem completa, polindo os contornos da zona envernizada.
Tinta scooter com efeitos especiais
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