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Aplicar um preparo para jante de moto é o primeiro ato antes de qualquer um dos tipos de tintas para jante de moto. Esta prática preliminar leva em conta o material particular com o qual a jante é feita: isto costuma ser quer alumínio, quer aço quer uma liga.
A função dos preparos para jantes de moto é permitir uma ligação química entre o metal ...
> Leia maisAplicar um preparo para jante de moto é o primeiro ato antes de qualquer um dos tipos de tintas para jante de moto. Esta prática preliminar leva em conta o material particular com o qual a jante é feita: isto costuma ser quer alumínio, quer aço quer uma liga.
A função dos preparos para jantes de moto é permitir uma ligação química entre o metal e a tinta, para prevenir o descolamento das camadas superiores. Este preparo para jante tem um papel essencial na proteção do metal contra a ferrugem e o envelhecimento do metal.
Quer seja em lata (para aplicar com a pistola) ou em aerossol, o produto é o mesmo. Deve-se usar o primer adequado: não usar um primer metal sobre alumínio, pois não vai aderir.
Existem para isso primers para metais ferrosos ou metais não ferrosos.
Se a roda já estiver pintada:
Favorecer a aderência da tinta, lixando superficialmente o revestimento existente, com um grão abrasivo nem demasiado fino (não adere), nem demasiado grosso (riscos visíveis). Não costuma ser útil aplicar nenhum produto tipo primer para aderir ou nivelar, podendo-se pintar diretamente, exceto se houver riscos ou buracos no fundo.
Se a roda estiver ao estado bruto:
Retirou-se a tinta da jante, por lixamento, jato de areia ou decapagem química: o metal está bruto. É importante limpar bem a jante com um desengordurante forte, para remover as pegadas, as gorduras, o silicone ou outros contaminantes.
Depois, antes de aplicar um preparo para alisar a jante, é preciso aplicar um preparo para alumínio ou ferro. Mais vale uma demão fina do que duas camadas espessas!
Pode já a seguir aplicar o preparo nivelador, o qual vai permitir criar uma camada espessa do preparo sobre a jante da moto, a qual seca rapidamente e é fácil de lixar.
Após algumas horas de secagem, usando um papel abrasivo de tipo P320 que molhamos em água, pode então lixar este preparo para dar à jante uma superfície suave e superfina.
Existe um produto adaptado a este tipo de situação: é o « másique alumínio », uma espécie de variante do mástique habitual, mais duro, mais forte, que adere sobre os metais. Este mástique contém uma percentagem de metal que o torna ainda mais endurecido após secagem.
Como após cada aplicação de mástique, é preciso lixar e preparar a área, para obter uma superfície pronta para ser pintada.
Todos os nossos preparos simples são ultra-eficazes. Cada um é especializado num tipo de metal. Corretamente pulverizados sobre uma superfície limpa, não é preciso preocupar-se com um possível descolamento.
Contudo, se procurar um primer que adere a tudo e que é inatacável, sejam quais forem as condições de utilização, de temperaturas e de corrosão, existe então de fato um primer industrial extremo: o preparo epóxi 294.
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