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Quer conhecer as melhores escolhas de verniz para um depósito moto entre as tintas para os elementos de moto? Esta categoria destina-se aos vernizes para moto, às carenagens ou aos depósitos. Muitas vezes, a etapa mais importante na pintura de uma moto é o envernizamento. Este verniz moto é uma camada transparente e brilhante, muito importante e...
> Leia maisQuer conhecer as melhores escolhas de verniz para um depósito moto entre as tintas para os elementos de moto? Esta categoria destina-se aos vernizes para moto, às carenagens ou aos depósitos. Muitas vezes, a etapa mais importante na pintura de uma moto é o envernizamento. Este verniz moto é uma camada transparente e brilhante, muito importante esteticamente pois realça o brilho e a intensidade das cores: é o toque final de um trabalho realizado cuidadosamente e que representa também a etapa mais delicada.
O verniz de um depósito moto corretamente realizado deve ter 3 propriedades principais: ser altamente brilhante, resistir à gasolina/ao gasóleo e ser duradouro.
A principal função do envernizamento é proteger, a pintura e a chapa, do uso, do ar, da água e do sol. Para isso, usar apenas um verniz bicomponente, acrílio poliuretano ou cerâmico para carroceria. Um revestimento deste tipo pode durar uns vinte anos.
A resistência da tinta contra os hidrocarbonetos
Os combustíveis fazem derreter as tintas de má qualidade. Sob a ação dos hidrocarbonetos, um produto comum ou um verniz monocoponente amolece e descola-se. Apenas um produto bicomponente garantirá uma solidez perfeita.
O brilho do acabamento aparece quando a superfície do verniz estiver totalmente lisa, tal um espelho: para envernizar corretamente, aplicar duas camadas, com um aerossol ou uma pistola. Para um lindo brilho « efeito molhado », é preciso ter um gesto perfeito, respeitando o intervalo de tempo necessário entre as duas camadas. O mais importante é também ter a quantidade certa de produto pulverizada à superfície.
Gerlamente, aplicam-se 100g de mistura verniz por m²: após secagem, obtemos uma camada de 50 microns (ou seja 50g de produto seco) sobre o depósito de uma moto.
É possível repetir a operação após 24h de secagem completa, uma ou várias vezes, para aumentar o « gloss » e a profundidade do verniz sobre o depósito da moto.
Em caso de ligeiro defeito, pode aplicar a técnica do polido-lustrado: o polimento permite apagar defeitos (casca de laranja, pós...) sem envernizar. É feito após 24h de secagem.
Se um verniz descolar-se, não significa que é de má qualidade. Num tal caso, a culpa é do lado do aplicador: se o fundo for lixado de maneira demasiado fina, então o verniz não pode aderir de maneira ótima. Cada verniz, em função da sua espessura, deve ser aplicado sobre uma tinta lixada com grãos entre 320 e 500. Para isso, referir-se à e aplicar a ficha técnica à letra.
Aqui apresentamos uns defeitos comuns relacionados com uma má aplicação:
Um brilho « enterrado » significa uma perda de brilho, o que costuma acontecer durante a secagem. A causa é um excesso de camadas: em vez de mais brilho, consegue-se menos brilho, por causa da evaporação difícil dos solventes através da espessura.
A formação de micro-bolhas é um defeito relacionado com um excesso de camadas com uma temperatura demasiado elevada durante a aplicação, ou devido ao não respeito do tempo de espera entre duas camadas: o resultado é o bloqueio dos solventes, que não se podem evaporar normalmente.
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