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Aqui tem uma família de cores à base de pigmentos metálicos, que se inscreve nos outros tipos de tintas moto, e par a qual oferecemos uma gama muito vasta de tintas metalizadas para moto com, por um lado, as clássicas cores construtores de cada marca e, por outro lado, uma vasta escolha de tintas metalizadas custom (alumínio, ouro, cobre, « Liqu...
> Leia maisAqui tem uma família de cores à base de pigmentos metálicos, que se inscreve nos outros tipos de tintas moto, e par a qual oferecemos uma gama muito vasta de tintas metalizadas para moto com, por um lado, as clássicas cores construtores de cada marca e, por outro lado, uma vasta escolha de tintas metalizadas custom (alumínio, ouro, cobre, « Liquid Metal ») da gama Stardust.
Existem três tipos de cores principais na área da tinta moto: as opacas, as peroladas e as metalizadas. Vamos estudar um pouco as particularidades de cada uma destas famílias de tintas, e ver por exemplo a diferença entre uma tinta moto metalizada e um vermelho opaco.
Isto nos ajudará a entender melhor quais são as especificidades para aplicar uma tinta, quando se faz uma reparação, um retoque ou uma pintura completa.
As cores opacas são cores clássicas, sem transparência e sem brilho, já que não têm pigmentos de tipo nácar ou outro. Podemos tomar o exemplo de um verde clássico KAWA ou de um vermelho Ducati.
As tintas peroladas são cores obtidas com uma parte dos pigmentos de nácares. Isto pressupõe alguma transparência da cor, sem a qual os nácares ficariam « afogados » numa tinta opaca, sem possibilidade de fazer « ressaltar » a luz. O efeito produzido por este tipo de cor é um efeito brilhante, criado pelos pigmentos microscópicos à superfície da tinta.
Uma tinta moto metalizada funciona segundo o mesmo princípio, ou seja pigmentos de metal misturados com cores transparentes, para refletir a luz e dar efeitos metalizados.
A diferença nas receitas é a substituição dos nácares por pigmentos de alumínio.
As cores têm menos opacidade e, portanto, menos poder de cobrimento. As tintas metalizadas para moto devem por isso ser aplicadas sobre fundos preparados de uma só cor (não é fácil cobrir várias cores no pano de fundo), e muitas vezes é preciso respeitar uma cor de preparo específica:
Tomemos o exemplo de uma tinta moto metalizada vermelha:
sobre um preparo preto, a cor final será um vermelho bordô
sobre um preparo branco, a cor final será um vermelho intenso rosado
As cores modernas são hoje em dia quase todas peroladas ou metalizadas, o efeito visual sendo muito mais lindo do que com as antigas tintas opacas.
Usar pigmentos de alumínio permite uma clara vantagem comparado com o uso de nácares: as tintas são mais fáceis de aplicar, cobrem mais e são mais regulares. Daí resulta uma aplicação mais econômica, e reduz-se o risco de haver um defeito « marmorizado ». As cores metalizadas moto oferecem um caráter bruto, estético e eficaz.
Quando se utiliza um pigmento de metal para reformular as tintas, nota-se rapidamente que algumas cores são difíceis de conseguir, como por exemplo o « vermelho metal », o qual sai sempre bordô ou rosado, ou até o « ouro metal », que sai esverdeado, ou ainda o « laranja metal », que sai acobreado ou castanho... na verdade, muitas cores metalizadas são simplesmente impossíveis de se obter com os pigmentos alumínio por causa da sua cor cinzenta.
Efeito cromo para tinta moto
> Reduzir.
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