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É possível mudar de maneira radical e personalizar a pintura dos elementos de moto, da mesma maneira que se pode pintar um quadro de moto com absolutamente qualquer tinta para moto, a partir do momento em que se respeitam as diferentes etapas prévias à aplicação da tinta, a saber: preparação e aplicação do preparo.
Pode decidir decapar o chassi ...
> Leia maisÉ possível mudar de maneira radical e personalizar a pintura dos elementos de moto, da mesma maneira que se pode pintar um quadro de moto com absolutamente qualquer tinta para moto, a partir do momento em que se respeitam as diferentes etapas prévias à aplicação da tinta, a saber: preparação e aplicação do preparo.
Pode decidir decapar o chassi ou o quadro da moto com jato de areia ou jateamento de granalha (ou então por decapagem química), a fim de remover qualquer vestígio da antiga tinta, bem como qualquer presença ou início de oxidação sobre o metal. Contudo, não é uma obrigação quando se quer fazer uma nova pintura sobre o quadro de uma moto. Como é um trabalho difícil e custoso, recomendamos que decape o quadro da sua moto apenas se a antiga tinta estiver a descolar-se ou se houver ferrugem.
O trabalho de preparação do chassi é muito importante para garantir uma boa solidez e um acabamento duradouro.
Aqui estão as 3 etapas habituais sobre um chassi pintado: lixar ligeiramente com 320, desengordurar, remover os pós, aplicar um preparo clássico. Este preparo vai criar uma superfície bem lisa e vai aderir, protegendo as zonas brutas do metal.
Se o chassi tiver sido lixado ou decapado com jato de areia até o metal, é imprescindível aplicar um primer de aderência adaptado ao tipo de metal.
Quando se fala de pintar com a pistola, apenas duas coisas o devem preocupar para conseguir uma resistência elevada: o primer e o verniz.
Se o primer não for o adequado ou se o suporte tiver sido mal preparado, o trabalho descolar-se-á com qualquer impacto.
É importante determinar qual a natureza do metal bruto: magnésio, alumínio, liga, carbono... Temos primers adaptados a cada material.
Enfim, no que diz respeito ao verniz, este representa a camada final, estando em primeira linha face aos impactos e às frições: existem duas soluções às quais dar preferência, e estas são completamente opostas:
Solução 1, para uma pintura de quadro de moto standard:
Escolher um verniz de elevada resistência, de tipo cerâmico. Mais duro e mais resistente, este verniz protegerá eficazmente a pintura do quadro da moto contra os riscos e os impactos.
Solução 2, para uma pintura que vai ser exposta a condições extremas:
para pintar o quadro de uma motocross, de um quad, etc., optar por um verniz clássico ao qual se adiciona o nosso aditivo flexibilizador: vai permitir absorver os impactos, sem fissuras.
É útil esclarecer um ponto que cria confusão: quando se fala em tinta epóxi sobre o quadro de uma moto, refere-se a um procedimento feito em fábrica, com tinta em pó aplicada com um sistema elétrico. Este tipo de tinta não existe para aplicar com a pistola.
Existem tintas epóxi para quadro: é o primer epóxi 292, o primer mais eficaz e mais resistente que possa existir. No entanto, não existe verniz epóxi, Na Stardust, temos uma laca preta, mistura de epóxi e poliéster, que oferece uma boa resistência. Gerlamnete usam-se as mesmas tintas sobre um chassi do que sobre uma carroceria ou carenagens.
Uma vez o preparo aplicado e lixado com P500 (escolher uma cor branca, cinzenta ou preta que corresponda à tinta que se quer aplicar), pode-se aplicar uma tinta personalizada e especial, tal como uma tinta metalizada ou perolada, camaleão, candy ou até fluorescente.
Ou pode simplesmente escolher uma cor que corresponda à carenagem.
Se quiser trabalhar em poucas etapas, de maneira simples, resistente e rápida, deve escolher a laca Hi-Gloss. Se quiser aplicar uma tinta brilhante, sem preparo para aderir e sem verniz, escolher a nossa laca BESA NATO abaixo.
Sobre qualquer superfície em forma de tubo, perde-se no mínimo 30 a 50% da tinta com a pistola. Não é muito bonito pintar um chassi com um pincel! Sem fazer cálculos complexos, pode-se dizer de maneira simples que 500 ml de produto chegam para preparar, pintar ou envernizar um quadro de moto, se tiver cuidado!
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