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Para preparar o trabalho de pintura, mesmo antes dos outros tipos de tinta moto, existe uma série de produtos que chamamos primer ou preparo e que se aplicam antes da tinta e do verniz. Detalharemos e explicaremos aqui os diferentes tipos de preparos para moto, bem como os seus papéis (APP), os quais consistem essencialmente em: ADERIR, PREPARA...
> Leia maisPara preparar o trabalho de pintura, mesmo antes dos outros tipos de tinta moto, existe uma série de produtos que chamamos primer ou preparo e que se aplicam antes da tinta e do verniz. Detalharemos e explicaremos aqui os diferentes tipos de preparos para moto, bem como os seus papéis (APP), os quais consistem essencialmente em: ADERIR, PREPARAR, PROTEGER.
Cada preparo para tinta moto é uma camada primer adequada para um certo tipo de material, uma certa superfície. Existem primers universais, mas a sua eficácia é menos especializada e menos boa.
Aderir:
Sobre uma moto, quando se quer fazer uma pintura completamente nova das carenagens, o suporte não costuma ser nem de plástico nem de metal: é verniz, ou seja o acabamento antigo que se vê na carroceria. Não há qualquer dificuldade para aderir após um ligeiro lixamento, sendo que não é preciso qualquer primer para aderir.
Podemos encontrar diferentes matérias-primas, nas carenagens (plástico, fibra) ou no reservatório decapado (aço), nas cabeças de forquilhas ou nas jantes (alumínio, liga de metais), ou às vezes carbono, cromo... Sobre cada uma destas matérias, se pintarmos sem primer, haverá um descolamento inevitável a cada impacto. Cada material tem o seu primer específico de maneira a garantir uma aderência infalível.
Preparar:
Preparar a superfície a pintar é uma ação manual específica (limpar, lixar, desengraxar), e também o papel de um preparo para moto, alisando, nivelando, enchendo. É a função do mástique (para encher e nivelar) na primeira etapa e o papel do preparo nivelador ou « filler », aplicado com a pistola ou o aerossol, numa segunda etapa. Com o preparo nivelador para moto, a superfície fica absolutamente perfeita e preparada!
Proteger:
É a função de um preparo moto para metal: a sua ação anti-corrosão protege o metal da oxidação, a qual se pode desenvolver por baixo da tinta.
Existem produtos um pouco « todo terreno » que funcionam bastante bem sobre o plástico, os metais... Existem produtos opacos ou transparentes. E também existem produtos completamente nocivos a evitar (os aerossóis vendidos em lojas).
Podemos usar um primer universal se tivermos vários tipos de superfícies e que não quisermos comprar diferentes produtos. Contudo, para ter a maior qualidade de trabalho possível, com a garantia de uma boa aderência, então mais vale usar os produtos previstos especificamente para cada tipo de superfície.
Após ter reparado uma carenagem com fibra de vidro, ou após ter fabricado uma peça em fibra de carbono, a superfície fica muito irregular. É preciso nivelar, encher, com um produto espesso antes de pintar: duas soluções para duas situações distintas:
1 – Se quiser fechar e alisar a fibra de vidro, tem que usar mástique: temos vários tipos. Se quiser manter a flexibilidade das peças, aplicar uma espessura mínima. Além disso, pode acrescentar o flexibilizador concentrado.
2 – Se quiser encher e nivelar uma peça de carbono, guardando a transparência, use o verniz epóxi 4000 para velatura que permite fundir uma camada de 1 a 10 mm de espessura!
Efeito cromo para tinta moto
Tinta para plástico de motocross
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