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Todos os bate-chapas o sabem bem, pintar um pára-choques é, entre nas pinturas dos elementos de carros, uma das coisas mais delicadas de fazer. Há três razões que fazem com que pintar um pára-choques é mais complexo do que parece: os pára-choques são peças de plástico (ao qual a tinta adere muito pouco), que são flexíveis (a tinta pode fissurar ...
> Leia maisTodos os bate-chapas o sabem bem, pintar um pára-choques é, entre nas pinturas dos elementos de carros, uma das coisas mais delicadas de fazer. Há três razões que fazem com que pintar um pára-choques é mais complexo do que parece: os pára-choques são peças de plástico (ao qual a tinta adere muito pouco), que são flexíveis (a tinta pode fissurar ou descolar-se) e submetidas a um forte nível de abrasão e de projeções.
Os plásticos são materiais problemáticos. É difícil pintá-los. Existem muitos tipos de plásticos, e todos reagem de maneira diferente com as tintas. Em todos os casos, sobre as partes baixas do carro, encontramos essencialmente plásticos PEHD, PE (Polietileno normal e alta densidade) e PP (Polipropileno), que se tratam da mesma maneira.
Existem técnicas conhecidas para poder prepará-los e garantir que a tinta vai aderir.
Se não respeitar as técnicas à letra, não há dúvida que a tinta descolar-se-á de maneira espontânea ou a seguir um impacto.
Aqui estão as nossas indicações rápidas para pintar corretamente as peças de PP ou de PE.
1/ Retoque sobre peças já pintadas
Se tivermos que repintar apenas uma pequena zona e vermos que a tinta não se fissura à volta do impacto ou dos riscos, então é melhor não decapar o revestimento, pois nos obrigaria a refazer todo o trabalho de aderência desde o início.
Basta então lixar ligeiramente a zona com água, prepará-la, pintá-la e envernizá-la.
Para evitar as fissuras sobre este tipo de suporte flexível, há duas regras a seguir:
evitar aplicar espessuras muito grossas de mástique e preparo
adicionar um pouco do nosso aditivo amaciante (1 ou 2% chegam amplamente)
2 / Pintura sobre pára-choques com plástico bruto:
Nest caso, é preciso agir como o preconizam todos os fabricantes de tintas para carros, antes de aplicar a tinta sobre o pára-choques de plástico:
« Passa uma chama à superfície », com um maçarico alimentado com gás
Esfregar com uma esponja abrasiva e diluentes
Aplicar o primer plástico sobre o pára-choques
Seguir com a tinta e o verniz, com um pouco de flexibilisante misturado
O verniz que protege a tinta é claramente na primeira linha face às pedrinhas projetadas de maneira contínua quando o veículo circula.
O que não deve fazer é aplicar muitas camadas e espessuras de verniz, pois a espessura não torna um verniz mais sólido, tendo pelo contrário tendência em quebrá-lo.
Adicionar uma pequena percentagem de aditivo amaciante vai não só permitir resistir às torsões e flexões da peça flexível, como também aguentar mais os impactos sem criar fissuras: os vernizes demasiado duros são quebradiços!
O que deve evitar, mais uma vez, é aplicar uma camda grossa de mástique ou preparo! Pois com a menor torsão do plástico, a camada de mástique ou de preparo, dura e quebradiça, vai dissociar-se. É apenas necessário que o mástique esteja presente dentro dos riscos e lixar o preparo ao máximo, de maneira a que a camada fique tão fina como possível e para encher e cobrir os defeitos.
Tinta pinça do travão de carro
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