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Estas são algumas especialidades muito bem classificadas entre todas as tintas para elementos de carros: são tintas para motor ou mais particularmente, para certas partes superiores e visíveis do motor. São tintas que têm nomeadamente uma aderência natural sobre o metal, e propriedades suficientes para poder aguentar as temperaturas e condições ...
> Leia maisEstas são algumas especialidades muito bem classificadas entre todas as tintas para elementos de carros: são tintas para motor ou mais particularmente, para certas partes superiores e visíveis do motor. São tintas que têm nomeadamente uma aderência natural sobre o metal, e propriedades suficientes para poder aguentar as temperaturas e condições extremas que supostamente sofrem as tintas nos blocos de motores.
É possível isolar as tintas com um preparo anti-corrosão que se vai meter entre o metal da superfície e a laca, para promover um nível de proteção e uma aderência máxima. Mas a maioria dos nossos produtos de elevada temperatura são acabamentos simples de usar, eficazes e que não precisam de nenhum primer.
Sabia que são os produtos mais simples que resistem melhor ao calor? Por isso, usamos acabamentos monocomponentes de elevada temperatura em vez de lacas bicomponentes (estas começam a fissurar-se, fazer bolhas e denegrir além dos 250°C).
Como sempre, as ações de preparação valem mais do que a qualidade do produto para garantir um bom resultado que dure no tempo. Quais são as etapas básicas a realizar?
Etapa 1: desengordurar completamente a zona a pintar: significa remover qualquer mancha ou vestígio de óleo, gordura, hidrocarbonetos ou sujidade do motor. Para tal, usar um desengraxante anti-silicone ou álcool. Excecionalmente, até pode usar acetona sem hesitar.
Se as peças a pintar não forem de ferro, ter cuidado com o tipo de solvente e deveria usar de preferência álcool ou um desengordurante.
Etapa 2: secar e remover os pós. Se necessário, marcar os limites das zonas a pintar ou proteger com adesivos.
Etapa 3: o nosso conselho: mesmo se a tinta do bloco de motor é apresentada como compatível com o metal (qual?), sempre seria prudente passar uma mini camada de primer para metais (uma camada fina e ligeira é melhor do que várias camadas espessas).
Etapa 4: aplicar a tinta sobre o bloco do motor, iniciando a manobra com uma ou duas finas camadas, como para constituir uma camada rugosa e aderente. Logo, passados 5 minutos, aplicar uma bela camada espessa que vai cobrir e alisar o todo.
A seguir, deixar secar a tinta do bloco motor durante 12 a 24h antes de usá-lo.
as cores que costumam ser escolhidas para decorar um bloco motor são o preto, o vermelho intenso, o amarelo e, em segundo lugar o verde intenso e o laranja. Todas estas cores, nas suas versões mates ou brilhantes, dão um caráter enérgico e desportivo.
Recomenda-se guardar maior parte da área preta, sendo a cor que se suja o menos. Igualmente, usar um verniz brilhante facilita a limpeza.
Para decorações mais sofisticadas, sempre se pode alternar entre zonas brilhantes e mates.
São de plástico, de tipo ultra resistente, e extremamente difíceis de pintar. Se for esse o seu projeto, deve garantir que tem o cuidado necessário para que a tinta não se descole rapidamente.
Passar uma chama à superfície, e esfregar rigorosamente com esponjas verdes molhadas em diluente, são os métodos mais eficazes para que as tintas colem bem ao plástico.
Se as tintas destinam-se a serem aplicadas sobre zonas que aquecem muito, deverá escolher as tintas certas, ou seja aquelas que podem aguentar temperaturas muito elevadas (300 ou 700 °C) e para as quais há menos escolha nas cores. Na verdade, os lados externos do motor atingem e ultrapassam raramente os 150°C, o que permite usar tintas clássicas e por isso ter uma variedade de cores possíveis maior.
Tinta pinça do travão de carro
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