Nenhum produto
Os preços estão incluídos no imposto
Entre os outros tipos de tinta para carro, as tintas brilho directo são lacas para acabamento brilhante e resistente. A secagem e o endurecimento são lentos e se fazem com endurecedor.
Temos tintas brilho directo bicomponentes 2C em diferentes versões, com cores básicas, cores à escolha num catálogo ou cores construtores.
Composição: na área a...
> Leia maisEntre os outros tipos de tinta para carro, as tintas brilho directo são lacas para acabamento brilhante e resistente. A secagem e o endurecimento são lentos e se fazem com endurecedor.
Temos tintas brilho directo bicomponentes 2C em diferentes versões, com cores básicas, cores à escolha num catálogo ou cores construtores.
Composição: na área automotiva, são lacas acrílicas poliuretanas à base de solventes. As resinas acrílicas permitem resistir às intempéries e durar. Os solventes dão um grande brilho e permitem uma secagem rápida. O termo « poliuretano » refere-se a uma reação de endurecimento bicomponente.
Também fabricamos uma mistura epóxi-poliéster poliuretana, ainda mais resistente, com o nome Hi-Gloss ou Epóxi.
Após a secagem, ou melhor, após o « endurecimento », obtemos uma película espessa, dura, muito brilhante e muito resistente.
Quais as vantagens de uma tinta bicamada?
A resistência: este tipo de tinta pertence aos acabamentos* mais resistentes que houver. Falamos em resistência ao sol, às condições climáticas/inteméries (gelo, calor, água), mas também em resistência aos riscos, às frições e aos impactos. Quanto à resistência aos diversos produtos e aos combustíveis, apenas as tintas bicomponentes oferecem uma excelente resistência.
A aplicação de uma laca bicomponente 2C
Normalmente aplicam-se duas camadas, com um intervalo de 5 a 10 minutos entre elas.
Respeitar este prazo permite a evaporação dos solventes e evita o risco de escorrimento.
Aplicar uma tinta brilho directo / uma laca com uma pistola de pintura não é fácil:
deve conseguir uma bela superfície, brilhante como um espelho. Para isso, colocar a quantidade de tinta certa. Se não aplicar tinta o suficiente: falta de brilho. Demasiada tinta: a tinta escorre.
As temperaturas de aplicação recomendadas situam-se entre os 15 e os 25°C.
O que se passa fora deste intervalo?
Com temperaturas demasiado quentes, arrisca-se uma secagem demasiado rápida, com a formação de casca de laranja ou perda de brilho ou, pior, micro-bolhas.
Com temperaturas demasiado baixas, o endurecimento é mais lento e a tinta pode escorrer.
Os defeitos
É fácil aparecerem defeitos causados por uma aplicação não cuidadosa. Para resumir os principais defeitos com as suas possíveis causas:
Pingo: excesso de laca/tinta brilho directo, endurecedor demasiado lento, temperatura demasiado baixa.
micro-bolhas: solventes presos por causa da temperatura elevada, não respeito dos intervalos entre as camadas, falta de diluição.
Casca de laranja: falta de produto e/ou falta de diluição.
Claro, com a pistola, a aplicação de uma tinta brilho directo começa pela mistura precisa com o seu endurecedor. A mistura deve ser usada rapidamente, pois endurece.
A laca bicomponente deve ser aplicada em camadas espessas com intervalo de 10 minutos, como um verniz.
As lacas poliuretanas bicomponentes são usadas para pintar carros, jantes ou camiões. 3 versões de tintas auto brilho directo são propostas na nossa loja:
Laca bicomponente 2C Hi-Gloss: dureza elevada, brilho, secagem ultra rápida
Laca bicomponente 2C Besa Nato: grand eficácia, aderência todos os suportes
Laca bicomponente 2C Urki-VoC: grande eficácia e taxa baixa em VOC.
Uma tinta brilho directo é um acabamento, pois é a camada final, ou seja a camada que se destina a estar em contacto com o exterior.
Bicomponente:
O produto requer um endurecedor. O produto não seca ao ar livre, nem com uma temperatura elevada. A partir do momento em que se acrescentou endurecedor, às vezes chamado catalisador, o pintor deve usar o produto num prazo (pot life ou dura♪ão de uma mistura) limitado (geralmente 30 minutos).
Os endurecedores são geralmente adicionados entre 20 e 50%, em volume ou em peso.
O terceiro componente é o diluente, o qual permite ajustar a fluidez do produto PPU / RFU*.
*PPU / RFU: pronto para usar ou « Ready for use »
Faz-se a diferença entre o produto pronto para uso (mistura laca + endurecedor + diluente) e o produto puro.
O produto é mais complexo a misturar e pulverizar.
As cores metalizadas ou peroladas não podem ser fabricadas em versão bicomponente (por causa dos movimentos dos pigmentos durante a secagem).
*A evaporação dos solventes: é a fase a seguir a aplicação, durante a qual os solventes se evaporam.
A secagem ao toque ou longe dos pós: é o prazo teórico que indica que a película à superfície da laca secou.
A secagem completa: é o prazo teórico que indica que a laca bicomponente endureceu em profundidade.
A secagem ideal: é o endurecimento completo máximo de 90%, atingido após 48h ou vários dias.
O lixamento e o polimento: pode ser feito após uma secagem completa.
Taxa de resíduos sólidos e COV: a tinta contém uma parte de matéria seca, e uma parte variável de matéria que se evapora durante a secagem. A taxa de resíduos sólidos é o rácio da quantidade de matéria seca que fica após a evaporação dos solventes. Os COV são os Compostos Orgânicos Voláteis.
Efeito cromo para tinta carro e moto
Tinta automotiva de base monocomponente a envernizar
> Reduzir.
.
.
.
.
.
.