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O verniz é uma camada transparente que serve a proteger a jante e a sua tinta.
Existem vernizes brilhantes e vernizes mates.
Antes de juntar todos os produtos necessários para repintar a sua jante, é necessário saber quando temos de usar um verniz para jantes?
Temos de aplicar um verniz quando tivermos aplicado uma tinta metalizada para jantes...
> Leia maisO verniz é uma camada transparente que serve a proteger a jante e a sua tinta.
Existem vernizes brilhantes e vernizes mates.
Antes de juntar todos os produtos necessários para repintar a sua jante, é necessário saber quando temos de usar um verniz para jantes?
Temos de aplicar um verniz quando tivermos aplicado uma tinta metalizada para jantes. A maioria das tintas construtores devem ser envernizadas.
Todas as jantes automotivas que tiverem sido pintadas na fábrica com uma cor metalizada estão envernizadas.
As jantes em metal bruto puro sao brutas: podem ser envernizadas para serem melhor protegidas contra a oxidação e a corrosão, à condição de usar apenas produtos específicos para metais.
As jantes com preto brilhante são muitas vezes lacas epóxi feitas por cozedura.
Quando quisermos um preto brilhante, podemos usar quer uma laca « brilhante bicomponente », quer uma tinta de base preta a envernizar.
As melhores soluções para proteger as pinturas automotivas, qualquer que seja o tipo de construtor, ou as pinturas « personalizadas », como os tipos cerâmicas ou flexíveis.
Falamos aqui apenas de produtos e soluções a usar com a pistola ou o spray, sem máquinas ou equipamentos industriais. De maneira geral, são revestimentos bicomponentes que permitem conseguir uma dureza máxima, bem superior aquela dos produtos de « grande consumo » que são monocomponentes.
Além da água, dos óleos, do gelo, do combustível, do calor e do sol, uma jante está sujeita à constante projeção de areia e gravilhas: um verniz para jante deve portanto ser ultra resistente à abrasão e aos choques.
Existem duas soluções contrárias para evitar os riscos, as projeções e os descolamentos:
preferir um verniz para jante ultra duro, como o verniz cerâmico
ou preferir o extra flexível, acrescentado um plastificante
Conselho: evitar aplicar demasiadas camadas ou muita espessura por cima da tinta da jante já que favorece o craquelamento/as fissuras e o descolamento.
Propomos vernizes profissionais clássicos, com uma seleção dos melhores produtos no mercado, tal como o WET SPEED (verniz brilhante, rápido e com boa cobertura), o verniz cerâmico (na gama dos vernizes ultra duros), mas também as versões em aerossol com endurecedores integrados e outros vernizes mais específicos.
Entre os vernizes específicos, encontramos vernizes adatados às jantes feitas com qualquer tipo de material.
Nesta categoria, encontramos também algumas especialidades, como o aditivo amaciante que podemos acrescentar a qualquer verniz final, numa proporção de 1 a 3% no máximo. Este truque é conhecido de muitos pintores e bate-chapas, que utilizam nomeadamente este produto sobre pára-choques.
Encontramos também o produto líquido nano-cerâmico, o qual se aplica por cima do verniz para o proteger dos micro-riscos: uma vez seco, este produto líquido inovador parece uma camada de vidro microscópico.
Acessório para pintar uma jante
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