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Quando somos novatos na área da pintura sobre carroceria e que procuramos reunir os produtos necessários para refazer a pintura de uma jante, aqui estão alguns esclarecimentos no que diz respeito aos primers a usar para pintar uma jante. Quais usar? Porque? Como?
A aplicação de um primer faz parte das etapas preparatórias para pintar uma jante...
> Leia maisQuando somos novatos na área da pintura sobre carroceria e que procuramos reunir os produtos necessários para refazer a pintura de uma jante, aqui estão alguns esclarecimentos no que diz respeito aos primers a usar para pintar uma jante. Quais usar? Porque? Como?
A aplicação de um primer faz parte das etapas preparatórias para pintar uma jante. Como o veremos, um preparo ou um primer não são sempre necessários, o que permite poupar trabalho e produtos.
Vamos aqui clarificar tudo o que tem a ver com a preparação de uma tinta para jantes e a utilização de um prime para jantes, bem como responder a estas 3 perguntas essenciais:
Em que caso precisamos de um primer?
Sobre as áreas não pintadas, geralmente em metal bruto. As rodas são constituídas de metais que podem ser aço puro, alumínio ou ligas, e até cromo.
De qualquer maneira, é imperativo aplicar o que chamamos primers de aderência para metais, que criam aderência e que têm um papel de proteção contra a corrosão.
Existe outra situação em que a área está demasiado danificada para ser pintada, e podemos então aplicar um produto espesso para nivelar: é um preparo novelador. Este produto cobre muito e faz desaparecer os pequenos defeitos após lixamento.
Mesmo se estes preparos podem ser aplicados diretamente sobre o ferro, recomenda-se aplicar primeiro um produto para criar aderência nos metais, sobretudo se são metais não ferrosos (aderência mais difícil).
> Se a jante já tiver uma pintura de origem, como costuma ser o caso, toda uma parte do trabalho já está feita pelo construtor em termos de aplicação de primer, tinta e verniz. Nenhum primer é necessário para esta jante pintada. Podemos logo passar à aplicação da tinta após um mero lixamento com papel 320 ou 500.
Qual a diferença entre um preparo e um primer?
São dois termos geralmente usados na área da carroceria de maneira bastante confusa.
Um primer vem logo em primeiro: é muitas vezes um produto fino que serve a criar uma ligação com a superfície para garantir uma aderência dos materiais que têm mais dificuldade em aderir.
Um preparo é um produto que « prepara » e torna o suporte pronto para ser pintado.
Pode ser que não precisemos de nenhum dos dois, ou até dos dois, quando pintamos uma jante
Para os metais, existem em primeiro lugar os primers anti-corrosão e aderência simples para os aços e metais ferrosos.
Existem logo os primers para metais não ferrosos (alumínio, zinco, galvanizado...) que são preparos « phosphatant » ou « wash primer ».
Os primers epóxi bicomponentes são adequados para todos os metais que são promotores de aderência muito eficazes.
Enfim, esta família de primers para jante que chamamos de primers niveladores ou « fillers », existem em versão espessa e lenta, e em versão fina e rápida, pronta para pintar. Na verdade, após aplicar este tipo de preparos é sempre preciso lixar.
Estes produtos cobrem muito, secam rapidamente e precisam de ser pintados. Os produtos são fáceis de lixar a seco ou com água. Criam uma área lisa, perfeita e sem irregularidades.
Para os produtos em spray, é preciso saber que existem sprays de grande consumo monocomoponentes e sprays profissionais bicomponentes que são bem mais eficazes em termos de « carga » sobre a superfície.
Acessório para pintar uma jante
> Reduzir.
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