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Não faltam cores e efeitos a escolher para reinventar a pintura bicicleta. Nesta categoria Stardust Bike, a Stardust tem selecionado os produtos mais « na moda » para pintar uma bicicleta este ano. São todas tintas carroceria profissionais, entre os pintura automóvel, pintura de moto e pintura bicicleta em kits completos :
as pinturas gráfica...
Não faltam cores e efeitos a escolher para reinventar a pintura bicicleta. Nesta categoria Stardust Bike, a Stardust tem selecionado os produtos mais « na moda » para pintar uma bicicleta este ano. São todas tintas carroceria profissionais, entre os pintura automóvel, pintura de moto e pintura bicicleta em kits completos :
as pinturas gráficas, que são tintas para quadro de bicicleta de pequeno tamanho de 125ml
as pinturas fluorescentes, que dão um ar desportivo e melhoram a visibilidade na estrada
as pinturas camaleão, que brincam com os relevos do quadro para mudar as cores. Temos uma vasta gama de 34 tintas para bicicleta.
As pinturas holográficas, que criam relevos irisados multicolores.
As pinturas Candy, que usam a transparência para colorir a luz.
Pinturas muito especiais (fosforescentes, termocromáticas, refletivas...)
Cada pintura bicicleta está disponível em lata ou em spray.
A pintura bicicleta e os autocolantes têm alguma importância para o ciclismo e o valor da bicicleta, já que partecipam da personalização visual do quadro da bicicleta.
Pintar uma bicicleta de montanha ou de corrida tem um papel estético mas também de proteção.
Uma tinta com efeitos é muitas vezes multicamadas, com o primer, a tinta e o verniz.
A película de tinta seca deve reunir certas propriedades para a prática do ciclismo: deve ser muito fina (entre 50 e 100µm em total), flexível, resistente, ter uma superfície lisa, não aderente e impermeável.
As cores devem resistir ao sol e ter um bom poder de cobertura a fim de não sobrecarregar a bicicleta (cerca de 200g de tinta seca para todas as camadas do quadro).
Os rendimentos das tintas: falamos quer em gramas, quer em litro / m², mas como os dados são diferentes em função de cada densidade, mais vale falar em litro.
Para um quadro com forquilha, o consumo médio de produto é de 250 ml mínimo.
Isto pode variar consoante o poder de cobertura da tinta, bem como da destreza do pintor.
O verniz: a última etapa, a do envernizamento, é aquela que vai dar todo o brilho e a profundidade à tinta mate aplicada. Vai finalizar o trabalho de pintura e aprimorar todo o trabalho de decoração. Aplicar duas camadas. São precisos 1 ou 2 sprays de verniz ou 150 ml de verniz.
A composição: as tintas que vendemos têm solventes: são tintas acrílicas poliéster que dão uma finura única, uma secagem rápida e repartem os nácares de maneira ideal. Na área da carroceria hoje em dia, pinta-se com tintas acrílias à base de água usando uma pistola. Mas na área da personalização e decoração de bicicletas, ainda é permitido usar tintas com efeitos de tipo com solventes. São as mais eficazes e mais duradouras no tempo, bem como são compatíveis com outras tintas e outros suportes.
Preparar e pintar os diferentes materiais das bicicletas:
A maioria dos quadros de bicicletas são feitos de ligas de aço, alumínio, titânio ou carbono: é necessário usar primers de aderência específicos para garantir uma boa aderência quando o suporte estiver bruto, e para evitar que a tinta se descole.
Costumamos ter um material bruto após lixamento das camadas de tinta ou reparação com fibra e mástique carbono por exemplo.
Como fazer um bom lixamento?
A aplicação de tinta pode ser parcial (reparação e retoque do quadro) ou total. Em todos os casos, é necessário lixar com um papel abrasivo (320 a 500), e remover as gorduras para pintar como se deve.
O lixamento remove a parte superficial da camada, as irregularidades e o brilho, criando as condições favoráveis para a aderência.
Lixar com um papel abrasivo molhado em água dá melhores resultados, sem sujar o papel e sem aquecimento. Quanto ao grão, não se deveria usar menos do que P320 ou P400 antes de pintar (senão pode criar riscos visíveis) e não mais do que P800 (pouca aderência).
Para as áreas onde é difícil chegar, recomenda-se usar uma esponja abrasiva.
A aplicação de cada camada de tinta bicicleta com pistola deve ser feita apenas com a pistola e tintas em lata, com o aerógrafo (para decoração e estêncis) e o aerossol, para quem não tiver pistola nem compressor. Cada etapa deve respeitar as instruções de mistura e de aplicação.
Remover ou recobrir os stickers :
Os adesivos criam « escadas » e áreas irregulares. Recomenda-se aplicar um preparo nivelador ou remover os autocolantes das zonas a pintar: pode fazer isso lixando o verniz que as recobre, e aquecendo-as com uma pistola térmica para ajudar a descolar os stickers.
Se quiser dar o trabalho de reparação ou de pintura da sua bicicleta a um profissional, escolhe um bate-chapas (pintor sobre carrocerias), ou um pintor especialista na personalização de bicicletas, existem cada vez mais (ver o nosso mapa dos aplicadores). Para estes, a desmontagem/remontagem, as técnicas de colocação de adesivos e as técnicas das tintas com « efeitos » e de envernizamento de bicicletas não têm segredo.
Colocar stickers sobre uma bicicleta
Um spray de tinta para bicicleta Stardust Spray Bike contém o mesmo produto do que uma lata de tinta de tipo profissional. Existem sprays com todos os tipos de tintas (preparos, tintas com efeitos e vernizes, até bicomponentes).
Mesmo quando se pinta com um aerossol, raramente se usam lacas brilhantes de acabamento bicomponentes com endurecedor. Preferem-se as tintas de base a envernizar, finas e flexíveis, fáceis de aplicar e sem escorrimento. Permitem, graças a sua secagem muito rápida, poder colocar adesivos passados 10 minutos apenas e envernizar de seguida.
Algumas tintas com efeitos devem ser aplicadas em diferentes camadas, ou usando um preparo como cor de fundo. É essencialmente o caso das tintas camaleão, holográficas, fluorescentes e peroladas. Outros efeitos mais complexos requerem várias etapas: como o efeito cristalizador candy por exemplo.
No que diz respeito ao preparo e mástique para pintura bicicleta, constituem as primeiras etapas, as etapas preparatórias: o primer apenas é necessário quando o quadro tiver sido decapado e que a área for feita de metal bruto ou carbono.
Um preparo nivelador também chamado « filler » é necessário para criar uma superfície perfeitamente lisa e pronta para ser pintada. Utiliza-se acima dos mástiques ou sobre qualquer fundo irregular ou riscado. É uma camada espessa fácil de lixar.
Deste modo, os primers e preparos têm todos um papel diferente.
No meio das ferramentas e dos acessórios para pintura bicicleta, encontramos os adesivos e stickers: colocam-se entre a tinta de base e o verniz final. Pode fazer imprimir e recortar qualquer adesivo que quiser num especialista com plotter. Estes adesivos devem ser de plástico PVC, os mais finos possíveis e resistir ao envernizamento, já que todos os vernizes contêem solventes.
A moda da pintura personalizada de bicicletas não é nova. Contudo, os efeitos especiais para pintura bicicleta são hoje numerosos, diversos e inovadores. Oferecem muitas possibilidades de personalização, nomeadamente na StardustColors. Têm origem nas tintas automotivas e moto. Existem as cores clássicas « sólidas » e opacas. Há também as tintas à base de nácares e metal, e até cores transparentes e profundas chamadas « candy ». Encontre mais abaixo a nossa seleção de tintas com efeitos.
O verniz é uma camada transparente que endurece com um endurecedor. Vai permitir cobrir, impermeabilizar, proteger o quadro e a tinta. Um verniz especial para pintura bicicleta dá acabamentos mates, acetinados ou brilhantes.
Para cobrir os adesivos PVC sem os danificar, é preciso um verniz rápido que « fixa » a área e « gela » rapidamente: os vernizes clássicos que requerem tempo para secar contêem solventes que têm o tempo e a tendência de fazer reagir os adesivos.
Para evitar isso, os nossos vernizes rápidos têm uma taxa de resíduos sólidos elevada para uma maior cobertura, ou seja para nivelar « as escadas » e as diferenças de níveis criadas pelos autocolantes e as camadas de tinta.
Os vernizes com taxa de resíduos sólidos elevada são mais brilhantes, cobrem mais e são sobretudo mais espessos, pelo que protegem melhor a tinta contra agressões.
O tempo de secagem é extremamente rápido, pelo que se pode carregar, evitar escorrimentos e usar a bicicleta passada 1 hora só.
A Stardustcolors explica-lhe como repintar a sua bicicleta: que tinta deve aplicar em função da matéria em que tiver sido fabricada a bicicleta? Como preparar estes produtos? Em que condições é preferível aplicar a tinta e quais são as precauões de uso e as instruções de segurança? Que ferramenta usar para aplicar as diferentes camadas de tinta?
Pintura automovel - Tinta automovel
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