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Um filtro de ar para aplicar tinta usa-se (recomendado) com uma rosca 1/2 ou 3/8 (polegadas) na entrada e 1/4 (apropriado) no mínimo para a saída.
Com tamanhos mais pequenos, a pulverização do ar comprimido para aplicar a tinta terá um fluxo suficiente para piintar uma moto ou fazer retoques, mas insuficiente para pintar veículos inteiros. Os fi...
> Leia maisUm filtro de ar para aplicar tinta usa-se (recomendado) com uma rosca 1/2 ou 3/8 (polegadas) na entrada e 1/4 (apropriado) no mínimo para a saída.
Com tamanhos mais pequenos, a pulverização do ar comprimido para aplicar a tinta terá um fluxo suficiente para piintar uma moto ou fazer retoques, mas insuficiente para pintar veículos inteiros. Os filtros que purificam o ar são imprescindíveis na área da carroceria para garantir uma boa qualidade do sistema de alimentação de ar das suas pistolas. Um bom filtro sempre tem os elementos seguintes:
Os filtros de ar para compressor e pistola servem para purificar o ar. Há muitos tipos de filtros, os quais se distinguem uns dos outros pela capacidade a filtrar volumes de ar variados. Também existem diferentes níveis de precisão na filtragem do ar.
Um purificador de ar costuma ter dois compartimentos, cada um tendo como função separar as partículas finas, as micropartículas, as partículas de água e de gordura. Costumam desmontar-se e não se trocam pois podem ser facilmente lavados.
O purificador tem um tamanho de 1 µm para filtrar água/gordura/pó
O filtro 0.01 µm para filtrar as micropartículas
E geralmente um regulador (manômetro)
Consoante os modelos, os nossos purificadores de ar podem ter torneiras na entrada ou na saída, para trocar os cartuchos, sem para o compressor por exemplo.
Para guardar um bom fluxo do ar e evitar perder pressão no circuito do ar, temos que fazer uma boa manutenção do filtro:
- cada dia, temos que limpar a humidade acumulada nos cartuchos.
- dependendo da utilização, importa trocar os cartuchos que ficam sujos à medida que os usamos.
Importante é a escolha do filtro de ar para aplicar tinta. Antes de comprar um filtro, informe-se sobre a capacidade do mesmo em termos de fluxo de ar, já que muitos não estão adaptados para a carroceria de um carro, mas apenas para a carroceria de uma moto, pois o fluxo é demasiado fraco.
Nas regras da carroceria, para conseguir o elevado nível de qualidade que procura um pintor profissional, para pintar grandes áreas como uma viatura é preciso, no mínimo:
35 m3 /H (35 000 L / H) , ou 583 L / min (35 000 L / H / 60 minutos)
Na área da pintura automotiva, a escolha de um filtro de ar depende da sua utilização: por exemplo, para quem pinta carros inteiros, é preciso ter um filtro de grande capacidade em termos de fluxo (o fluxo é medido em metros cúbicos por hora CM3/H). Ao contrário, para quem costuma pintar peças mais pequenas ou fazer retoques, pintar motos ou até bicicletas por exemplo, filtros de ar de tamanho médio chegam perfeitamente.
Estas vêm do compressor que acumula naturalmente muita humidade e resíduos de gordura, sujidades ou ferrugem: todas estas partículas acabam no sistema de ar que provocam imperfeições nas pinturas e nos vernizes.
Servem para pequenos trabalhos como o desenho a mão livre ou com o aerógrafo, ou para pequenos retoques. Os ligamos debaixo do aerógrafo ou da pistola, já que são pequenos e leves. Descubra os nossos modelos para pistolas ou aerógrafos.
Claro, não podem garantir uma filtração completa e muito importante do ar.
O filtro pode ser colocado na saída do compressor de ar ou na entrada da cabine, ou ainda na entrada da pistola. Em todos os casos, podemos usar vários filtros de ar num sistema pneumático. Um filtro de ar não deve reduzir demasiado o fluxo de ar porque poderia mudar as características da tinta, a cor e o resultado final. Os compressores de ar são geralmente fornecidos com um filtro de ar: este tipo de filtro é suficiente para ter um ar de qualidade.
Os modelos grossos fazem uma filtração « micrónica » (microfiltros) e « submicrónica ». Apanham todas as impurezas, as gorduras que saem do compressor e a humidade, sem reduzir o fluxo de ar. Sempre têm vários compartimentos, cada um servindo a um tipo de filtração em específico.
O compressor de ar para pulverizar tinta
Os tubos para ar comprimido
As ligações pneumáticas e os acessórios
Os reguladores de ar para aplicar tinta
> Reduzir.
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